METAS CURRICULARES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
6.º ANO
I - Portugal
do século XVIII ao século XIX
O império português, o poder absoluto, a sociedade de
ordens e a arte no século XVIII
1. Conhecer e compreender as
caraterísticas do império português dos séculos XVII e XVIII
1.
Conhecer a dimensão geográfica do império português no século XVIII, por
comparação ao império luso do século XVI e aos restantes impérios europeus.
2.
Referir a colónia do Brasil como o principal território ultramarino português
no século XVII.
3.
Destacar o açúcar brasileiro como o principal produto de exportação colonial.
4.
Relacionar a quebra dos lucros do açúcar com a intensificação da procura de
ouro pelos bandeirantes.
5.
Relacionar as fronteiras atuais do Brasil com as incursões dos bandeirantes a
partir dos finais do século XVII.
6.
Reconhecer a riqueza proporcionada a Portugal, na primeira metade do século
XVIII, pela descoberta de ouro no Brasil.
7.
Caracterizar a vida dos escravos, salientando as condições a que eram
submetidos (desde o seu resgate e transporte do continente africano até ao seu
dia-a-dia nos engenhos de açúcar).
8.
Reconhecer nas características étnicas culturais, linguísticas, religiosas do
Brasil atual a miscigenação entre ameríndios, africanos e europeus.
2. Conhecer e compreender as
características do poder político no tempo de D. João V
1. Definir “monarquia absoluta”.
2. Referir a concentração de poderes de D. João V.
3. Comparar a concentração de poderes de um rei absoluto com a
divisão de poderes existente no atual regime democrático.
4. Comparar a justificação divina para o exercício do poder
absoluto com a legitimidade do poder pelo voto na democracia atual.
5. Evidenciar o fausto da corte, as embaixadas, as cerimónias
públicas e as grandes construções como manifestações do poder absoluto.
3. Conhecer a sociedade portuguesa
no século XVIII
1. Reconhecer a manutenção da divisão da sociedade em grupos e dos
profundos contrastes sociais existentes.
2. Identificar nas cerimónias públicas e na lei o reflexo da forte
estratificação social da época.
3. Referir a burguesia como grupo enriquecido pelo comércio
internacional mas mantendo o seu estatuto de não privilegiado.
4. Referir as formas de ascensão social no século XVIII.
5. Sublinhar o papel da Inquisição na perseguição aos
“cristãos-novos”, destacando a intolerância religiosa dessa época.
4. Conhecer aspetos da arte no tempo
de D. João V
1.
Identificar as principais características da arte Barroca.
2.
Identificar alguns exemplos de arte Barroca em Portugal, especialmente ao nível
do património edificado.
5. Conhecer e compreender a ação
governativa do Marquês de Pombal
1.
Descrever o terramoto de 1755 e a ação imediata do Marquês de Pombal.
2.
Identificar características urbanísticas da Lisboa Pombalina.
3.
Identificar as principais medidas de desenvolvimento económico adotadas no
reinado de D. José I.
4.
Relacionar a quebra das remessas de ouro do Brasil e as elevadas importações
portuguesas em meados do século XVIII com a introdução de novas manufaturas.
5.
Indicar sucintamente as reformas no ensino, o fim da distinção entre
“cristão-novo” e “cristão-velho” e a proibição da escravatura na metrópole.
A Revolução Francesa de 1789 e seus reflexos em
Portugal
1. Conhecer e compreender a
revolução francesa e as invasões napoleónicas
1. Localizar no espaço e no tempo a grande revolução de 1789 e a onda revolucionária
que provocou na Europa e na América.
2. Referir os princípios políticos e sociais defendidos pelos
revolucionários franceses, destacando o fim do absolutismo e dos privilégios do
clero e da nobreza.
3. Reconhecer a construção de um Império na Europa por Napoleão Bonaparte.
4. Identificar o “bloqueio continental” como uma forma de enfraquecer a
Inglaterra.
5. Indicar os motivos que levaram Napoleão a invadir Portugal.
6. Descrever sucintamente as três invasões napoleónicas, salientando os
seus episódios mais marcantes.
7. Referir a fuga da família real e da corte para o Brasil aquando da
primeira invasão.
8. Referir a resistência popular e a ajuda militar inglesa na luta contra a
ocupação francesa.
2. Conhecer e compreender a
Revolução Liberal de 1820
1.
Relacionar as destruições provocadas pelas invasões, a permanência do rei no
Brasil e o domínio inglês em Portugal com o descontentamento generalizado dos
vários grupos sociais.
2.
Descrever sucintamente o triunfo de uma revolução liberal em Portugal em 1820,
destacando os seus principais protagonistas.
3.
Justificar o apoio dos burgueses aos ideais revolucionários.
4.
Referir a realização de eleições para as Cortes Constituintes, cujo objetivo
era a elaboração de uma Constituição.
5.
Reconhecer a Constituição como a Lei fundamental de um Estado.
3. Conhecer e compreender as
consequências da Revolução Liberal de 1820
1.
Referir o princípio da separação de poderes, a igualdade perante a lei e o
princípio da soberania nacional, por oposição ao absolutismo.
2.
Reconhecer o caráter “revolucionário” da Constituição de 1822, salientando,
ainda assim, os seus limites, por referência ao voto verdadeiramente universal
atual
3.
Descrever sucintamente o processo de Independência do Brasil.
4. Conhecer o longo processo de
afirmação da Monarquia Liberal
1.
Justificar a oposição de largos setores da nobreza e do clero à nova ordem
política e social.
2.
Descrever a solução encontrada por D. Pedro para resolver o problema de
sucessão ao trono, após a morte de D. João VI.
3.
Referir o desrespeito do regente D. Miguel pela ordem liberal e a sua aclamação
como rei absoluto, em 1828, salientando o período de repressão que se seguiu.
4.
Reconhecer a divisão da sociedade portuguesa entre absolutistas (apoiantes de
D. Miguel) e liberais (apoiantes de D. Pedro).
5.
Descrever sucintamente a guerra civil de 1832-1834, salientando episódios
marcantes do triunfo de D. Pedro e da Monarquia Constitucional.
Portugal na segunda metade do século XIX
1. Conhecer e compreender o processo
de modernização das atividades produtivas portuguesas na segunda metade do século XIX
1.
Relacionar a dependência de Portugal face ao exterior e a estabilidade política
conseguida em meados do século XIX com as tentativas de modernização da
economia portuguesa.
2.
Referir as principais medidas tomadas pelos liberais para a modernização da
agricultura portuguesa.
3.
Referir o alcance limitado do desenvolvimento industrial do país, verificado
neste período, destacando as principais zonas industriais na segunda metade do
século XIX num país maioritariamente rural.
2. Conhecer o desenvolvimento das
vias de comunicação e dos meios de transporte operado pela Regeneração e os
seus efeitos
1.
Referir a ausência de uma rede de transportes e comunicação como um entrave ao
desenvolvimento do país até meados do século XIX.
2.
Reconhecer a expansão da rede ferroviária, viária e o desenvolvimento dos meios
de comunicação na segunda metade do século XIX.
3.
Apontar o Estado como o grande impulsionador da rede de transportes e
comunicação da segunda metade do século XIX, destacando a ação de Fontes
Pereira de Melo.
4.
Referir as consequências económicas e sociais do desenvolvimento das vias de
comunicação, dos transportes e dos meios de comunicação.
5.
Estabelecer uma relação entre os investimentos realizados com recurso aos
mercados internacionais com a grave crise financeira de 1890-92.
3. Conhecer e compreender o alcance
das medidas tomadas pelos liberais na educação e na justiça
1.
Enumerar medidas tomadas ao nível do ensino, destacando os seus objetivos e
limites.
2.
Indicar o pioneirismo português na abolição da pena de morte, destacando a
existência da pena capital em vários países do mundo na atualidade.
3.
Relacionar as ideias liberais com a abolição da pena de morte, da escravatura
nas colónias e das penas corporais.
4. Conhecer e compreender o aumento
da população e o êxodo rural verificado na segunda metade do século XIX
1.
Apontar as razões da diminuição da mortalidade e do consequente aumento da
população verificado neste período.
2.
Relacionar a mecanização da agricultura, o crescimento da população e a
melhoria dos transportes com o êxodo rural e emigração verificados neste
período.
3.
Localizar os destinos do êxodo rural e da emigração neste período.
5. Conhecer e compreender as
características da sociedade e a vida quotidiana nas cidades e nos campos na
segunda metade do século XIX
1.
Conhecer a organização social liberal, por oposição à sociedade do século
XVIII.
2.
Reconhecer o caráter eminentemente rural da economia e sociedade portuguesa.
3.
Caracterizar a modernização das cidades ocorrida neste período, salientando
preocupações que continuam a existir no urbanismo atual.
4.
Referir o surgimento do proletariado como novo grupo social, destacando as suas
duras condições de vida e de trabalho.
4.
Relacionar as difíceis condições de vida do proletariado com a criação das
primeiras associações de operários e as primeiras formas de luta.
6. Conhecer as características da
arte da segunda metade do século XIX
1. Reconhecer a “Arquitetura do Ferro” como a grande novidade
da arquitetura do século XIX.
2. Identificar as principais construções da “Arquitetura do
Ferro” em Portugal.
3. Identificar exemplos marcantes da arquitetura de
inspiração em estilos do passado (revivalista).
4. Enumerar algumas figuras da literatura do século
XIX.
Portugal do século XX
Da Revolução Republicana de 1910 à Ditadura
Militar de 1926
1. Conhecer e compreender as razões
da queda da monarquia constitucional
1. Indicar os motivos do crescente
descrédito da instituição monárquica.2. Relacionar os interesses das potências industriais europeias em África com a Conferência de Berlim e com o projeto português do Mapa Cor-de-Rosa.
3. Relacionar o projeto do Mapa Cor-de-Rosa com o Ultimato Inglês.
4. Relacionar a humilhação sentida pelo povo português face à cedência ao Ultimato Inglês com o aumento dos apoiantes da causa republicana.
5. Referir o regicídio de 1908 como fator para a queda da monarquia.
6. Descrever os principais episódios do 5 de Outubro de 1910, salientando o apoio popular à insurreição militar republicana.
7. Localizar no tempo o período da 1.ª República.
2. Conhecer e compreender o
funcionamento do regime da 1.ª República e os seus símbolos
1.
Diferenciar Monarquia e República quanto ao chefe de Estado, à legitimidade do
seu mandato e à duração do mesmo.2. Conhecer os símbolos da República Portuguesa.
3. Caracterizar o regime republicano a partir da Constituição de 1911, salientando semelhanças e diferenças relativamente à Constituição da Monarquia Constitucional.
4. Indicar o parlamento como o órgão político mais importante na 1.ª República.
5. Reconhecer a manutenção de limitações no sufrágio durante a 1.ª República, por comparação à situação atual.
3. Conhecer as principais
realizações da 1.ª República
1.
Indicar as principais medidas de caráter social tomadas durante a 1.ª
República.2. Referir medidas tomadas pela 1.ª República no sentido de diminuir a influência da Igreja junto da população.
4. Conhecer e compreender os motivos
do fim da 1.ª República e a instauração da ditadura militar em 1926
1.
Referir a instabilidade governativa e a crise económica e social como fatores
decisivos para o fim da 1.ª República.2. Indicar os motivos da entrada de Portugal na 1.ª Guerra Mundial.
3. Indicar os efeitos da participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial e sua relação com o golpe militar do “28 de Maio” de 1926.
4. Justificar a grande adesão dos militares e da população de Lisboa ao movimento antidemocrático chefiado pelo General Gomes da Costa.
5. Localizar no tempo o período da Ditadura Militar.
6. Reconhecer nas medidas da Ditadura Militar o fim da liberdade política e o cercear de liberdades individuais.
O Estado Novo (1933-1974)
1. Compreender a ascensão de Salazar
e a construção do Estado Novo
1. Referir o saldo positivo das
contas públicas portuguesas conseguido pelo Ministro das Finanças António de
Oliveira Salazar.2. Relacionar o saldo positivo das contas públicas portuguesas conseguido pelo ministro das finanças António de Oliveira Salazar com a sua rápida ascensão no poder.
3. Indicar as medidas tomadas por Salazar para resolver o problema financeiro do país.
4. Salientar na Constituição de 1933 a supremacia do poder executivo e a existência de um partido único.
5. Reconhecer o carácter ditatorial do Estado Novo.
2. Conhecer e compreender os
mecanismos de difusão dos ideais do Estado Novo e de repressão para com os
opositores
1.
Indicar os principais valores defendidos pelo Estado Novo, salientando a máxima
“Deus, Pátria e Família” e a obediência.2. Referir a utilização do ensino, da Mocidade Portuguesa e da propaganda como formas de difusão dos ideais do Estado Novo.
3. Enumerar os mecanismos de repressão do Estado Novo.
4. Referir os objetivos e a forma de atuação da polícia política, reconhecendo nos meios utilizados o desrespeito pelas liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.
5. Referir a existência de prisões políticas, destacando a colónia penal do Tarrafal.
6. Reconhecer na atualidade a existência de regimes com características ditatoriais onde diariamente são desrespeitados os Direitos Humanos.
3. Conhecer e compreender os
principais movimentos de resistência ao Estado Novo
1.
Comparar a imagem de prosperidade e paz social dada pelo regime com as difíceis
condições de vida da grande maioria dos portugueses e com a opressão.2. Referir a oposição à ditadura através de ações clandestinas e de obras artísticas, destacando alguns dos autores mais marcantes.
3. Reconhecer a candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República (1958) como o grande momento de oposição à ditadura, descrevendo o seu desfecho.
4. Referir a manutenção do regime opressivo após a substituição de Salazar por Marcelo Caetano, apesar das expectativas de “abertura do regime”.
4. Conhecer e compreender a
manutenção do colonialismo português e a Guerra Colonial
1.
Referir a intransigência do Estado Novo relativamente à sua política colonial
num contexto internacional hostil à posse de colónias.2. Relacionar essa intransigência com a perda do Estado Português da Índia (1960) e com o início da Guerra Colonial em Angola (1961), Guiné (1963) e Moçambique (1964).
3. Caracterizar a guerra colonial, salientando a guerrilha e o apoio das populações autóctones aos movimentos que lutavam pela independência.
4. Reconhecer os efeitos da guerra, salientando o número de soldados mobilizados, as vítimas dos dois lados do conflito e os problemas associados à guerra que persistem ainda hoje.
O 25 de Abril de 1974 e o regime
democrático
1. Conhecer e compreender as causas
do golpe militar do 25 de Abril de 1974
1. Relacionar as difíceis condições
de vida da maioria dos portugueses, a opressão política e a manutenção da
Guerra Colonial com a “grande debandada” dos portugueses e com o crescente
descontentamento dos militares.2. Descrever sucintamente os acontecimentos da revolução militar e os seus protagonistas.
3. Sublinhar a forte adesão popular e o caráter não violento da “revolução dos Cravos”.
2. Conhecer e compreender as
consequências do 25 de Abril de 1974 ao nível da democratização do regime e da
descolonização
1.
Reconhecer no programa do Movimento das Forças Armadas, o fim da ditadura e o
início da construção da democracia.2. Referir as eleições de 1975 como um marco fundamental para a construção do Regime Democrático.
3. Reconhecer na Constituição de 1976 a consagração dos direitos e liberdades fundamentais.
4. Relacionar o 25 de Abril com a descolonização e com o fim do Império.
5. Explicar os problemas verificados com a descolonização portuguesa, destacando a questão dos “retornados” e a questão timorense.
6. Referir a transferência de soberania de Macau para a China (1999) e a autodeterminação de Timor Lorosae (2002) como marcos formais do fim do Império português.
7. Conhecer a dimensão do território português e os novos países surgidos após a descolonização.
3. Conhecer os órgãos de poder
democráticos
1.
Identificar a existência de poder central, regional e local.2. Indicar os órgãos de poder regional e local e as suas funções.
3. Descrever o funcionamento dos órgãos de poder central e as funções de cada um.
4. Destacar a efetiva separação de poderes e o sufrágio livre e universal como conquistas de Abril.
5. Identificar formas de participação cívica e democrática além dos atos eleitorais.
4. Analisar algumas conquistas,
dificuldades e desafios que Portugal enfrenta no nosso tempo
1. Reconhecer
a democratização do país como fator de prestígio internacional para Portugal.2. Reconhecer a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE) como um contributo para a consolidação da democracia portuguesa e para a modernização do país.
3. Enumerar aspetos que comprovem a modernização do país após a adesão à CEE.
4. Exemplificar progressos verificados nas condições de vida dos portugueses, nomeadamente no maior acesso à saúde e educação.
5. Constatar a maior igualdade de géneros existente na atualidade, apesar do caminho que ainda há a percorrer.
6. Reconhecer outras dificuldades que Portugal enfrenta nos nossos dias: desemprego, morosidade da justiça, assimetrias sociais, abandono escolar, fraco envolvimento cívico.
Espaços em
que Portugal se Integra
1. Conhecer a União Europeia (UE)
como uma das organizações internacionais em que Portugal se integra
1. Identificar os países que constituem a UE.2. Referir os principais objetivos que presidiram à criação da UE.
3. Identificar os sucessivos alargamentos da UE.
4. Identificar as principais instituições europeias.
2. Conhecer outras organizações
internacionais em que Portugal se integra
1. Identificar os principais objetivos da criação da ONU.2. Referir alguns dos estados não membros da ONU.
3. Identificar algumas das organizações que integram a ONU (UNICEF, FAO, UNESCO…).
4. Localizar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
5. Localizar os países da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
6. Referir alguns dos grandes objetivos dos PALOP e da CPLP.
7. Localizar países da Organização do Tratado ao Atlântico Norte (NATO).
8. Referir os principais objetivos da NATO.
Portugal Hoje
A População Portuguesa
1. Compreender a importância dos
recenseamentos na recolha de informação sobre a população
1. Definir recenseamento da
população.
2. Referir informações que se podem
consultar nos recenseamentos da população.
4.Localizar diferentes divisões
administrativas do território nacional a diferentes escalas (Distritos, NUTS II
e III, municípios).
4. Inferir sobre a importância dos
recenseamentos na gestão e ordenamento do território.
2. Conhecer a evolução da população
em Portugal e compreender a sua relação com o crescimento natural
1.
Definir população total ou absoluta.
2.
Caracterizar a evolução da população portuguesa desde o primeiro recenseamento
geral da população (1864).
3.
Identificar o crescimento natural como o principal fator responsável pela
evolução da população.
4.
Distinguir natalidade de taxa de natalidade e mortalidade de taxa de
mortalidade.
5.
Definir crescimento natural.
6.
Caraterizar a evolução da natalidade em Portugal.
7.
Identificar fatores responsáveis pela diminuição da natalidade em Portugal nas
últimas décadas.
8.
Caracterizar a evolução da mortalidade em Portugal.
9.
Identificar fatores responsáveis pela diminuição da mortalidade em Portugal nas
últimas décadas.
3. Compreender o contributo do saldo
migratório na evolução da população em Portugal
1.
Distinguir emigração de imigração.
2.
Definir saldo migratório.
3.
Caracterizar a evolução da emigração em Portugal.
4.
Localizar as principais áreas de destino da emigração portuguesa.
5.
Identificar as principais causas e consequências da emigração em Portugal.
6.
Descrever a evolução da imigração em Portugal.
7.
Localizar os principais países de origem da imigração em Portugal.
4. Compreender a distribuição da
população em Portugal
1.
Distinguir densidade populacional de população total.
2.
Interpretar mapas com a distribuição regional da população total/densidade
populacional em meados do século XX e na atualidade.
3.
Identificar os principais fatores responsáveis pelo acentuar de contrastes na
distribuição da população na atualidade.
5. Conhecer a evolução da população
portuguesa por grupos etários
1.
Identificar os 3 grupos etários.
2.
Caracterizar a evolução recente da população jovem, da adulta e da idosa, tendo
por base dados estatísticos.
3.
Identificar fatores responsáveis pela evolução dos três grupos etários.
6. Conhecer e compreender as consequências
do duplo envelhecimento da população em PortugaL
1. Definir
esperança média de vida à nascença.
2.
Caraterizar a evolução da esperança média de vida à nascença, identificando os
principais fatores responsáveis pelo seu incremento.
3. Referir
os principais fatores que contribuem para o duplo envelhecimento da população.
4.
Localizar as área mais afetadas pelo duplo envelhecimento da população e as
respetivas consequências.
5.
Apresentar medidas com o objetivo de subverter o duplo envelhecimento.
Os lugares onde vivemos
1. Compreender as caraterísticas da
população rural e urbana e os seus modos de vida
1. Definir povoamento.
2. Caraterizar o povoamento rural e o
urbano.
3. Definir modo de vida.
4. Caraterizar os modos de vida
predominantes no espaço rural e no espaço urbano
5. Reconhecer a crescente
interpenetração entre modos de vida rurais e urbanos.
6. Reconhecer a crescente
complementaridade e interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano.
2. Compreender a desigual dinâmica
populacional das áreas rurais e das áreas urbanas
1. Comparar a evolução da população
rural e da população urbana em Portugal, nas últimas décadas.
2. Definir taxa de urbanização.
3. Definir êxodo rural.
4. Relacionar a crescente taxa de
urbanização com o êxodo rural.
5. Localizar as principais áreas urbanas
em Portugal.
6. Identificar os principais problemas
das áreas urbanas e das áreas rurais em Portugal.
7. Apontar soluções para os problemas
identificados nas áreas urbanas e nas áreas rurais em Portugal.
3. Compreender a atratividade
exercida pelas áreas urbanas
1. Distinguir área atrativa de área
repulsiva.
2. Interpretar a distribuição regional
dos equipamentos ligados à saúde, educação, cultura, desporto, audiovisuais
(…).
3. Justificar a atratividade das áreas
urbanas pela maior disponibilidade na oferta de emprego e concentração de
equipamento de saúde, educação, lazer (…).
Atividades que desenvolvemos
1. Conhecer a repartição das
atividades económicas por sectores
1. Definir setor de atividade económica.
2. Distinguir população ativa de
população inativa.
3. Distinguir taxa de atividade de taxa
de desemprego.
4. Distinguir atividades produtivas de
não produtivas.
5. Comparar as atividades económicas
integradas nos setores primário, secundário e terciário.
2. Compreender a evolução da
distribuição da população por setores de atividade em Portugal
1. Caraterizar a evolução da população
ativa integrada nos três setores de atividade.
2. Enumerar fatores que explicam a
diminuição da população ativa integrada no sector primário e no setor
secundário.
3. Identificar consequências da
diminuição da população ativa integrada no sector primário e no setor
secundário.
4. Identificar fatores que explicam o
aumento da população ativa integrada no sector terciário.
5. Identificar consequências do aumento
da população ativa integrada no sector terciário.
6. Localizar as áreas onde predominam
atividades ligadas aos diferentes setores.
7. Identificar as atividades dominantes
na área envolvente à escola.
3. Conhecer e compreender as
caraterísticas da agricultura em Portugal
1. Definir agricultura.
2. Caraterizar os principais tipos de
agricultura praticados em Portugal.
3. Descrever as transformações recentes
ocorridas na agricultura portuguesa.
4. Localizar os principais tipos de
agricultura e alguns dos produtos cultivados.
5. Identificar os principais obstáculos
à modernização da agricultura portuguesa.
6. Identificar a atividade agrícola
praticada na área de residência.
4. Compreender a importância da
floresta em Portugal
1. Referir as principais funções das
florestas.
2. Localizar a distribuição das
principais espécies florestais a nível nacional.
3. Identificar os principais problemas
que afetam a floresta.
5. Compreender a atividade
piscatória em Portugal
1. Caraterizar os principais tipos de
pesca praticados em Portugal.
2. Identificar as principais áreas de
pesca e os portos de desembarque do pescado.
3. Referir alguns dos problemas que
afetam a pesca portuguesa e possíveis soluções.
4. Identificar aspetos positivos e
negativos da aquacultura.
6. Compreender a evolução da
indústria em Portugal
1. Definir indústria.
2. Identificar diferentes tipos de
indústria.
3. Caraterizar a evolução da indústria
em Portugal.
4. Localizar as principais áreas
industriais em Portugal.
5. Identificar os principais problemas
associados à atividade industrial e possíveis soluções.
7. Compreender a crescente
importância das energias renováveis em Portugal
1. Referir os tipos de energia mais
utilizados em Portugal.
2. Distinguir energias renováveis de
energias não renováveis, dando ênfase aos principais impactes da sua
utilização.
3. Localizar as principais áreas de
produção de energia renovável em Portugal.
4. Enumerar os principais fatores
responsáveis pela crescente importância das energias renováveis em Portugal.
5. Identificar práticas adequadas a uma
racionalização dos consumos energéticos.
8. Compreender o comércio em
Portugal
1. Distinguir importação de exportação.
2. Descrever a evolução das importações
e das exportações em Portugal.
3. Caracterizar os tipos de produtos
importados/exportados e os parceiros comerciais.
4. Referir as consequências do desigual
valor das importações e exportações em Portugal.
5. Identificar novas formas de
comercializar produtos e de pagar serviços.
9. Compreender a crescente
importância dos serviços entre as atividades económicas em Portugal
1. Definir serviços.
2. Identificar os diferentes tipos de
serviços.
3. Localizar as áreas de maior oferta de
serviços.
4. Explicar os contrastes regionais na
oferta de serviços (saúde, educação, cultura, desporto…).
5. Justificar a crescente importância do
setor dos serviços na criação de emprego.
O mundo mais perto de nós
1. Compreender a importância dos
transportes na sociedade actual
1. Distinguir rede de transporte de modo
de transporte.
2. Referir a importância das redes de
transporte no mundo atual.
3. Comparar as vantagens e as
desvantagens da utilização dos diferentes modos de transporte (rodoviário,
ferroviário, marítimo, aéreo e fluvial).
4. Caracterizar a distribuição das
diferentes redes de transporte em Portugal.
5. Relacionar a distribuição das redes
de transporte com a distribuição da população e atividades económicas.
6. Discutir os impactes do
desenvolvimento da rede de transportes.
2. Conhecer e compreender a
importância das telecomunicações na sociedade actual
1. Definir rede de telecomunicação.
2. Referir as vantagens da utilização
dos serviços de telecomunicação.
3. Associar o desenvolvimento dos
serviços de telecomunicação com o processo de globalização e aparecimento do
conceito de “aldeia global”.
4. Discutir a importância do
desenvolvimento das telecomunicações nas atividade humanas e qualidade de vida.
Lazer e
Património
1. Compreender a desigual
distribuição da prática do lazer e do turismo a nível nacional
1. Definir lazer.
2. Localizar as áreas com maior oferta
de equipamento culturais e desportivos diversos (teatros, cinemas, museus,
bibliotecas, pavilhões desportivos…)
3. Justificar a desigual oferta na
distribuição de equipamento culturais e desportivos.
4. Identificar o turismo como uma
atividade de lazer.
5. Identificar diferentes tipos de
turismo em Portugal: balnear/ de montanha/religioso/termal/ em espaço rural/de
aventura/radical/ histórico-cultural/ de natureza (…).
6. Localizar as áreas de maior
atração/procura turística em Portugal, destacando os fatores que justificam a
sua atratividade/procura.
7. Identificar atividades de lazer e
turismo na região onde reside.
2. Compreender a importância da
preservação do património
1. Identificar diferentes tipos de
património.
2. Localizar diferentes áreas de
proteção da natureza.
3. Explicar a importância das áreas
protegidas na preservação do património ambiental.
4. Identificar medidas de preservação do
património.
Sem comentários:
Enviar um comentário