segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Curiosidades sobre a guilhotina


A guilhotina é um instrumento utilizado para aplicar a pena de morte por decapitação.
O aparelho é constituído por uma grande armação reta (aproximadamente 4 m de altura) na qual é suspensa uma lâmina losangular pesada (de cerca de 40 kg).
 Foi o médico francês Joseph-Ignace Guillotin (1738-1814) que sugeriu o uso deste aparelho na aplicação da pena de morte, devido à rapidez com que cumpria o seu papel. Mas não foi ele o inventor desse aparelho de cortar cabeças, usado muitos séculos antes. Guillotin, na verdade, apenas sugeriu o seu regresso como eficiente método de execução humana.
Calcula-se que tenham havido 40 mil vítimas da guilhotina entre 1792 e 1799. No período do terror entre (1793 e 1794), constataram-se 15 mil mortes na guilhotina. Entre os guilhotinados mais famosos estão o rei Luís XVI, a rainha Maria Antonieta, Robespierre e Lavoisier.
Na década de 70, do século XX, foi utilizada por três vezes, na execução de três condenados à morte, o último dos quais aplicado em 1977, na execução de Hamida Djandoubi, acusado da tortura e assassinato de uma mulher de 21 anos. A pena de morte acabou por ser abolida em 1981, muito por causa da possibilidade de Hamida Djandoubi ser inocente.

Sem comentários:

Enviar um comentário